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«Gaudete
et Exsultate»: Papa alerta para tentação de
superioridade que leva a julgar o outro |
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Abr 9, 2018 - 11:00
Francisco denuncia persistência de heresias que se
escondem por trás de «selva de preceitos e
prescrições».
Cidade do Vaticano, 09 abr 2018 (Ecclesia) –
O Papa alerta na sua nova exortação apostólica,
divulgada hoje, para a tentação de superioridade que
leva a julgar o outro, criticando quem vive apenas para
cumprir “preceitos e prescrições”.
“Não nos faz bem olhar com altivez, assumir o papel
de juízes sem piedade, considerar os outros como
indignos e pretender continuamente dar lições”,
assinala, na ‘Gaudete et Exsultate’, dedicada à
santidade no mundo contemporâneo.
Francisco alerta para a obsessão de fazer um
“controlo rigoroso sobre a vida dos outros” e remete
a proposta cristã para a essencialidade das palavras de
Jesus Cristo.
“No meio da densa selva de preceitos e prescrições,
Jesus abre uma brecha que permite vislumbrar dois
rostos: o do Pai e o do irmão. Não nos dá mais duas
fórmulas ou dois preceitos; entrega-nos dois rostos, ou
melhor, um só: o de Deus que se reflete em muitos,
porque em cada irmão, especialmente no mais pequeno,
frágil, indefeso e necessitado, está presente a própria
imagem de Deus”, escreve.
A terceira exortação apostólica do pontificado diz mesmo
que um santo não é uma pessoa “excêntrica, distante,
que se torna insuportável pela sua vaidade, negativismo
e ressentimento”.
O Papa, que tem sido alvo de críticas por alguns setores
católicos, refere que na Igreja convivem
“legitimamente” diferentes maneiras de interpretar
muitos aspetos da doutrina e da vida cristã.
“Com frequência, verifica-se uma perigosa confusão:
julgar que, por sabermos algo ou podermos explicá-lo com
uma certa lógica, já somos santos, perfeitos, melhores
do que a ‘massa ignorante’”, adverte.
Francisco adverte para o perigo de uma
“autocomplacência egocêntrica e elitista” nas
comunidades católicas, que leva ao exibicionismo à
“obsessão pela lei” e à fixação na defesa da
“doutrina e do prestígio da Igreja”.
“É nisto que alguns cristãos gastam as suas energias
e o seu tempo, em vez de se deixarem guiar pelo Espírito
no caminho do amor, apaixonarem-se por comunicar a
beleza e a alegria do Evangelho e procurarem os
afastados nessas imensas multidões sedentas de Cristo”,
observa.
O texto critica explicitamente a persistência de
“duas heresias” que surgiram nos primeiros séculos
do cristianismo e continuam a ter uma “alarmante
atualidade”: o gnosticismo e o pelagianismo.
O gnosticismo, escreve Francisco, apresenta uma salvação
meramente interior, “fechada no subjetivismo”,
uma mente “sem Deus e sem carne”, marcada pela
ausência de “mistério”.
“Mesmo quando a vida de alguém tiver sido um
desastre, mesmo que o vejamos destruído pelos vícios ou
dependências, Deus está presente na sua vida. Se nos
deixarmos guiar mais pelo Espírito do que pelos nossos
raciocínios, podemos e devemos procurar o Senhor em cada
vida humana”.
Quanto ao pelagianismo, Francisco adverte para a
glorificação da vontade humana, sem consciência dos
limites e ignorando a iniciativa divina.
“Sem nos darmos conta, pelo fato de pensar que tudo
depende do esforço humano canalizado através de normas e
estruturas eclesiais, complicamos o Evangelho e
tornamo-nos escravos dum esquema que deixa poucas
aberturas para que a graça atue”, lamenta.
Estas duas heresias estiveram recentemente no centro da
‘Placuit Deo’ (Aprouve a Deus), da Congregação
para a Doutrina da Fé (CDF), carta enviada aos bispos da
Igreja Católica “sobre alguns aspetos da salvação
cristã”.
A ‘Gaudete et Exsultate’ é a terceira exortação
apostólica do Papa Francisco.
Entre os principais documentos do atual pontificado
estão as encíclicas ‘Laudato si’, dedicada a
questões ecológicas; a ‘Lumen Fidei’ (A luz da
Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI; e as exortações
apostólicas ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho)
e ‘Amoris Laetitia’ (A alegria do amor).
O Papa promoveu ainda um Jubileu da Misericórdia
(dezembro 2015-novembro 2016), terceiro ano santo
extraordinário na história da Igreja Católica, e um Ano
da Vida Consagrada.
OC |
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O Terço
(Rosário) dos Homens não exige
nada e não cobra nada da vida pessoal dos seus
participantes, o que faz
com que seus membros se sintam livres, e a liberdade dá ao
homem o poder de ser aquilo que ele deseja ser, daí as
transformações se sucederem de modo espontâneo
causado pelo contato que os mesmos passam a ter
com
Deus por intercessão
de Maria. |
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